terça-feira, 12 de junho de 2012

O indivíduo e a organização

    
Durante grande parte do tempo estamos inseridos  nas organizações influenciando diretamente em suas metas e objetivos organizacionais. Assim podemos dizer  que o comportamento do funcionário afeta a estrutura e o funcionamento da organização, então a organização não é feita somente pelo pensamento gerencial  e sim pela união de pessoas, máquinas, estratégias  entre outros.


Para os clássicos, o indivíduo era visto como máquina. Existia na organização para desenvolver suas funções. Os superiores enfatizaram na tarefa e na estrutura, preocupavam-se com a especialização dos operários e com os princípios administrativos, estabelecendo funções identificadas como: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar ou seja trata-se de um “homem econômico” e a organização um “sistema fechado”.


Para os humanistas, era necessário humanizar e democratizar a administração, as ciências humanas observaram a inadequação das teorias anteriores. As organizações passaram a entender que o ser humano é dotado de sentimentos, valores e princípios, que a comunicação dos trabalhadores na tomada de decisões teriam efeitos e poderiam contribuir para o desenvolvimento podendo encontrar até líderes dentro dos grupos, assim podemos dizer que trata-se o indivíduo de  “homem social” e a organização como “sistema social”.


Os estruturalistas identificaram os conflitos existentes nessa organização formal, normativa e prescritiva então baseados na sociologia organizacional e preocupados em consolidar e desenvolver as organizações, o estruturalismo identificou que a organização formal e informal depende uma da outra para atingir seus objetivos, ou seja é necessário um pouco de clássicos e de humanistas para compor uma organização completa.


Para os sistêmicos a relação corpo-mente quando integrada, faz com que a empresa tenha melhores resultados, pois a esfera corporativa passa a trabalhar com indivíduos completos, e não somente, com partes fracionadas.Isso é o que podemos chamar de Visão Sistêmica Humana: entender-se, conhecer-se, exercitar-se em  todos as dimensões do seu ser, entrando em contato com todos os seus potenciais.


Por fim a visão dos neoclássicos referente ao indivíduo e a organização caracteriza-se por: uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, embora não se descuide dos conceitos teóricos. Os neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando à ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática as Funções desse processo administrativo caracterizam-se em planejar, organizar, direcionar, controlar. O homem era visto como organizacional e administrativo com comportamentos racionais e sociais em busca da integração entre objetivos individuais e organizacionais.


Cada um dos movimentos possui suas teorias e com o passar do tempo o aperfeiçoamento constante fará com que o desenvolvimento organizacional sempre crie novas possibilidades novas estratégias de administração pois estamos em mudança constante e consequentemente o aprendizado nunca acabará.


.












Nenhum comentário:

Postar um comentário