terça-feira, 12 de junho de 2012

Importância da ética no mundo dos negócios



Ética nas organizações

Os autores relatam a relação entre a convivência e atitudes coletivas na sociedade, uma preocupação onde as mudanças que atingem a sociedade são vivenciadas em grandes organizações, onde possuem uma valorização ética que se diversifica como uma melhoria na comunicação, na convivência humana buscam as respostas para agir nas situações. Apontam a importância das organizações nas sociedades devidamente resultando um bom comportamento.Os valores éticos possuem um sentido que atribuem os valores tratando das formas de agir os segmentos apontados na sociedade. Segundo os estudos a ética avalia os costumes e estabelecem padrões da existência humana, esses comportamentos constantes estão conduzindo idéias, ações e atitudes. O ponto de vista é o ponto onde se vê e se inicia, este pode ser compreendido pelos princípios éticos, onde os princípios mais importantes pra os valores éticos são: Respeito pela humanidade, honestidade, confiabilidade e lealdade para o equilíbrio dos grupos associados à empresa.
Destacam que as organizações empresariais são de estrema importância para uma sociedade complexa, pois para se tornar complexa ela tem que atuar em uma sociedade de mercado. Com isso Ormerod afirma, que uma sociedade só terá possibilidades de crescer globalmente se as suas respectivas empresas que a compõem também crescerem. Desta maneira as teorias que se relacionam ao crescimento econômico devem estar associadas no comportamento das organizações empresariais. A época Managerial é considerada por alguns estudiosos o tempo contemporâneo, claro que nesta época o principal paradigma é a existência das organizações empresariais.
Zoboli, diz que a organização empresarial atua como um moto, pois promove a renovação e a transformação da sociedade como um movimento constante e ritmado. As empresas são apresentadas como um modelo de comportamento social para seus colaboradores, como também serve de exemplo para a comunidade onde ela atua. E por estas razões diretas, o comportamento da organização deve ser mantido por normas éticas que sejam claras e efetivamente aplicáveis.
Durante o século XX ocorreram muitas mudanças significativas nas quais determinam se uma empresa pode ou não ser bem sucedida nos negócios. Considerando fatores percebe-se que as empresas não observavam as necessidades dos consumidores, pois o consumidor era obrigado a se adaptar ao que era fabricado e oferecido pelas empresas ao mercado. Tendo como exemplo a afirmação referente a Henry Ford de que os consumidores dos seus automóveis só poderiam obter os carros que desejasse, desde que na cor preta, porem era o único modelo que sua indústria produzia.Ao longo do século XX ocorreram alterações importantes ao ato do consumo, onde consumir passou a ser um procedimento de responsabilidade e consciência, com isso o ato de consumir deixou de ser considerado um ato de alienação, deixando assim os consumidores com maiores preocupações com suas atitudes.
A partir de meados da década de 1960 mudanças mais profundas passaram a ocorrer, pois a preocupação da sociedade passou a ir alem da estética dos produtos, com isso novos focos passaram a ser considerados, como por exemplo, a postura e comportamento demonstrado pelos empresários e administradores.
Muitas organizações para atingir o topo no mercado chegam a destruir e degradar o meio ambiente. Já outras exploram o trabalho infantil. Essas organizações são profundas e preocupantes na hora dos consumidores efetivarem suas compras. Assim para melhorar, e acabar com esse tipo de empresas os consumidores colaboram reduzindo a compra de produtos que são considerados eticamente lesivos. E as organizações devem procurar novos meios para mudar de forma que não agrida o meio ambiente.
As decisões que são tomadas nas organizações, também são influenciadas por fatores externos. Dessa forma os seus resultados também tem influência fora dela, em outros setores da sociedade. Por isso as decisões tem que ser bem avaliadas antes de serem tomadas, pois ela tomara uma dimensão bem maior, vai alem do âmbito organizacional. Isso influenciara na sobrevivência e desenvolvimento da mesma.
Quando uma organização funciona de forma correta, trabalha com ética, ela se torna modelo para a sociedade. Com isso a organização e a sociedade vão sempre se relacionar.
A ética empresarial nada mais é do que o conjunto de comportamentos explícitos nas organizações e que condizem com os princípios e valores que são impostos e aceitos com corretos pela sociedade.
Existe também situações e atitudes antiéticas, sendo que a maioria delas podem ser consideradas criminosas algumas delas são: fraudes, subornos, sonegação fiscal, danos ao meio ambiente, pirataria, extorsão, entre outros, isso pode na maioria das vezes comprometer o futuro de uma empresa.   
Conclui-se que como empresa atuando em um sistema, são seus comportamentos éticos adotados que vão definir sua permanência ou não no mercado em longo prazo. Isto por que a sua conduta é determinante para formação da imagem que o mercado tem da empresa. E o mercado compra exatamente essa imagem, ou seja, os antecedentes da empresa. A ética deve ser entendida como uma conduta que o mercado deseja da empresa. Essa conduta é o referencial competitivo para as empresas que querem permanecer no mercado.

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